Praticar meditação traz muitos benefícios não só pra nossa saúde mental, mas também pra saúde física, sabia? Além de controlar o estresse, a ansiedade, ajudar no tratamento de depressão e diminuir a insônia, a prática frequente também ajuda a controlar a pressão alta e o diabetes.
Mas sabemos bem que não é tão simples quanto parece e (assim como quase tudo nessa vida) exige treino. Então bora separar 1 ou 2 momentos do seu dia e focar nesses cinco passos pra conseguir meditar plenamente.
Reservar um tempinho na agenda
O tempo ideal pra viajar pra dentro de si são 20 minutos, mas não se preocupe, 5 minutinhos são suficientes pra relaxar a mente.
Pode ser ao acordar, pra despertar cheia de foco, no meio do dia, pra dar uma pausa nas tarefas, ou à noite, pra garantir uma noite de sono de dar inveja.
Ir até um lugar tranquilo e calmo
Pode ser num jardim, no sofá, na cama, na cadeira do escritório, no carro… o importante é encontrar um local bem tranquilo e com o mínimo de distrações possível, pra te ajudar a focar e relaxar dos pés à cabeça.
Encontrar uma postura confortável
Segundo as técnicas orientais de meditação, a posição ideal para a prática é postura de lótus: sentada com a coluna bem retinha, pernas cruzadas e os pés sobre as coxas.
Mas a verdade é que você tem que encontrar uma postura que seja confortável pra você! Sentada ou deitada, com as mãos apoiadas e olhos bem fechados.
Concentrar somente na respiração
Aprender a controlar a respiração pode não ser uma tarefa simples no início, mas com treino e prática, fica cada vez mais fácil.
A ideia é usar os pulmões completamente, numa inspiração profunda e expirando lentamente. Para te ajudar, conta até 4 em cada inspiração, e o mesmo para expelir todo o ar.
Encontrar um foco contínuo de atenção
Para ajudar na concentração e no controle sobre a inquietude da mente, encontre um foco que te ajude a manter a atenção. Na meditação tradicional, é utilizado o mantra, mas pode ser uma imagem, melodia, sensação (aquele ventinho gostoso da praia, por exemplo), sua própria respiração e até um pensamento positivo em algum objetivo forte que tenha.
A ideia é, cada vez mais, se permitir ficar em silência sem que a cabeça esteja borbulhando de pensamentos.
Fonte: Portal Tua Saúde
Dicas Looy de apps de meditação guiada (pra dar aquele empurrãozinho inicial, né?):
✨ Sattva
✨ Insight Timer
✨ Medite.se
✨ 5 Minutes
Bora sempre lembrar que a prática leva à perfeição, então que tal começar a meditar hoje mesmo?
Boa prática!